Dicas de compras sustentáveis para o Black Friday 2019

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente vem ganhando mais e mais território nas escolhas de compras dos brasileiros. Com isso, as empresas têm se tornado mais conscientes e investido mais recursos na produção de produtos que possam ter menor impacto na saúde do planeta.

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas de compras que são sustentáveis, de boa qualidade e que terão precinhos maravilhosos durante a Black Friday. Não tem como ser melhor, não é mesmo?

Cosméticos

Não é de hoje que empresas como a Natura e a Weleda se dedicam a produzir cosméticos naturais e sustentáveis. Mas, com a crescente demanda destes produtos, muitas outras companhias também aderiram à onda, e hoje você tem inúmeras escolhas no mercado.

Abaixo você confere algumas sugestões de artigos de beleza que cuidam não apenas da sua aparência como também do meio ambiente.

·        Creme Nutritivo e Hidratante Skin Food, da Weleda

·        Shampoo Murumuru Ekos, da Natura

·        Eau de Toilette Flor de Cerejeira, da L’Occitane

·        Tintura de Cabelo Henna, da Surya

·        Base Fluida Excellent Skin, da Baims

Artigos gerais sem plástico

O plástico é, de longe, um dos piores vilões ambientais da atualidade. O seu acúmulo no meio ambiente, especialmente nos mares e oceanos, causa a morte de milhares de espécies todos os anos, além de desencadear diversos outros problemas, como inundações urbanas, contaminações de alimentos e etc.

Abaixo você confere alternativas sustentáveis ao uso de alguns dos artigos de plástico mais populares.

·         Escova de Dente feita em Bambu, da Colgate

·        Canudos Reutilizável em Aço Inoxidável, do AliExpress

·        Sacola Ecológica Lavável, no AliExpress

·        Cotonetes Flexíveis de Papel Reciclado e Algodão, da Needs

Moda

Quem pensava que a moda sairia ilesa da nova onda sustentável do mercado se enganou feio. Diversos fabricantes resolveram adaptar suas linhas de produção e adotar medidas que fossem mais saudáveis tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

Tecidos orgânicos, condições de trabalho mais justas e políticas mais éticas e transparentes são apenas algumas das inovações abraçadas pela indústria da moda; abaixo você confere algumas das marcas que aderiram ao ecologicamente correto.

·         A marca carioca EMI Beachwear preza totalmente pela sustentabilidade, usando, por exemplo, etiquetas de papel semente em todas as suas roupas.

·         A Reserva é superengajada em projetos ambientais, tendo coleções feitas com algodão reciclado, premiando estilistas que criam produtos inovadores e sustentáveis e fazendo questão de usar em suas roupas somente etiquetas de papel semente.

·         A Osklen traz, desde a década de 90, produtos com ingredientes de proveniência sustentável, como seda orgânica, tecidos reciclados e corantes naturais não tóxicos.

·         Este ano, a Amaro também entrou na onda eco-friendly e lançou produtos feitos com tecidos reciclados, resíduos de garrafas PET recicladas, produção de jeans com economia de água e uso de algodão orgânico.